Cine Masmorra Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões

+4
Prado
Barão
Rafhaelbass
gisaiagami
8 participantes

Ir para baixo

Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões Empty Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões

Mensagem por gisaiagami Qua Jun 22, 2011 11:38 am

Então pessoal. Recentemente tivemos o dia do cinema do Brasil
Um pouco de cultura wikipediana

A primeira exibição de cinema no Brasil aconteceu em 8 de julho de 1896 na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro. Um ano depois já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o "Salão de Novidades Paris", de Paschoal Segreto. Os primeiros filmes brasileiros foram rodados entre 1897-1898. Uma "Vista da baia da Guanabara" teria sido filmado pelo cinegrafista italiano Afonso Segreto em 19 de junho de 1898, ao chegar da Europa a bordo do navio Brèsil - mas este filme, se realmente existiu, nunca chegou a ser exibido. Ainda assim, 19 de junho é considerado o Dia do Cinema Brasileiro.

Contudo, o que percebemos é que mesmo o cinema tendo evoluído, hoje parece que estamos estagnados em termos de oscar. A chanchada brasileira também sempre foi um referencial, fazendo na minha humilde opiniao, com que o Brasil não se destaca-se. Queria saber a opinião de vocês sobre o cinema brasileiro. Falo isso porque amo roteiros e imagino que muitos gostariam de fazer cinema, mas a realidade não é lá a mesma maravilha.
gisaiagami
gisaiagami

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 43
Localização : Na muralha de Curitiba

http://www.guriasnerds.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões Empty Re: Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões

Mensagem por Rafhaelbass Qua Jun 22, 2011 11:56 am

Olá Gisa, gostei do seu ponto,

Embora não seja todas, gosto de muitas obras nacionais, tanto no quesito um pouco mais violento como "O homem do ano" como comédia como "Se eu fosse você" e periférico como "O homem que copiava", naturalmente não posso esperar nenhuma produção hollywoodiana na nossa terra, acho legal a baixa produção, que acaba focando em problemas internos e algo próximo a realidade, o cotidiano (isso até acontece bastante em filmes franceses, a proximidade com a realidade que eles vivem).

Agora, no outro lado, são poucos os filmes de favela, totalmente periféricos e cheio de manos que eu gosto, e será que estes são os que mais fazem sucesso lá fora? -.-

Mas visto de uma forma mundial, não é de espantar que não tenhamos lugar no Oscar (o que na verdade, eu nem ligo), sendo que existem muitos países mais ricos e com obras melhores...
Rafhaelbass
Rafhaelbass
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 14/06/2011
Idade : 35

http://cinemasmorra.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões Empty Re: Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões

Mensagem por Barão Qua Jun 22, 2011 12:35 pm

Cinema Nacional é complicado.

Um exemplo interessante é o já citado Homem que copiava, ainda gosto de um chamado Anjos do Sol, não sei se conhecem mas é um excelente filme.

Digo que a questão de cinema nacional é complicado devido a questão da própria aceitação do público, não sei se ouviram a entrevista com o Rafinha Bastos, ele comenta que o programa de humor com maior indíce de audiência é Zorra Total, sendo assim os filmes acabam sendo produzidos para a massa, pois os investidores querem retorno financeiro. Isso acaba tranformando as produções nacionais em mais do mesmo, e na sua maior parte não vão primar pela qualidade técnica.

Barão
Barão

Mensagens : 13
Data de inscrição : 20/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões Empty Re: Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões

Mensagem por Prado Qui Jun 23, 2011 8:14 pm

Eu acredito que o Brasil cresceu muito na produção de bons filmes, mas ainda assim como comentaram, a realidade de tentar ser um cineasta nao é uma maravilha, o que é uma pena, acho que falta mais incentivo para a produção nacional, mas sou otimista e acredito que está melhorando.

É por pessoas como Glauber Rocha, Fernando Meirelles, José Padilha, Hector Babenco, Walter Salles e vários outros que eu tenho muito carinho e admiração pelo cinema Brasileiro, e espero que muitos ótimos diretores apareçam no nosso país.
Prado
Prado

Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/06/2011
Idade : 34
Localização : Santa Maria, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões Empty Re: Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões

Mensagem por eduardo_cosso Sex Jun 24, 2011 3:03 pm

Tenho simpatia pelo nosso cinema. Acho que os temas abordados deveriam ser mais diversificados. Não é bom repetir a mesma fórmula, tenho certeza que os cineastas brasileiros tem mais idéias para serem colocadas em prática. A lei do incentivo torna mais fácil a produção de um longa, mas vai saber o quanto tem influência o estilo do filme, com a vontade de investir em um projeto diferente do habitual? Se bem que se um filme for feito com objetivo de só colocar o nome dos envolvidos em voga, sem se importar em sua bilheteria, as coisas não vão melhorar por aqui. Valeu. ^^v
eduardo_cosso
eduardo_cosso

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/06/2011
Idade : 45
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões Empty Re: Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões

Mensagem por JuanBastos Dom Jun 26, 2011 12:20 pm

Olá estou chegando hoje aqui no fórum e gostaria de deixar a minha opinião neste assunto
O exemplo que o Barão deu é perfeito. Ouvi a tal entrevista do Rafinha Bastos e é isso.
Essa tentativa de massificar os filmes, visando mais lucros, deixam grandes obras empilhadas por aí sem serem produzidas, ou quando produzidas ficam num circuito nem um pouco difundido e se perdem no tempo.
Um exemplo recente, pra mim de um excelente filme assim, é o "Apenas o fim", que é um projeto de fim de curso de um aluno da PUC, todo rodado na PUC, pois os equipamentos não podiam sair da faculdade e tal.
Mas percebo que há esperança, pois de um lugar de onde sai Tropa de Elite, não é possivel que não vá sair mais coisas boas.
Meu sonho é ver o cinema brasileiro no nível de um cinema coreano ou romeno. Já me deixaria bem contente. hehe
JuanBastos
JuanBastos

Mensagens : 15
Data de inscrição : 26/06/2011
Idade : 36

http://cinemaapilha.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões Empty Re: Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões

Mensagem por tremyen Sex Set 16, 2011 12:31 pm

Nosso problema é justamente essa mania de Oscar.

Oscar é um premio feito por americanos e para americanos, preconceituoso com produções que não estão em seu formato definido e totalmente controlado pelo mercado do cinema.

Quando conseguimos vencer nosso complexo de vira-latas e começamos a fazer obras verdadeiramente brasileiras, como Central do Brasil, Tropa de Elite , Cidade de Deus e Encarnação do Demônio nosso cinema vai muito bem, obrigada.

Foda-se o Oscar. Vamos fazer nosso cinema e se eles gostarem que nos comprem.

[]s,

tremyen

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões Empty Re: Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões

Mensagem por Na Moral Sáb Fev 25, 2012 8:45 am

Ola Amigos,
Também sou bem novo no fórum (esse é meu primeiro post) e gostaria de deixar minha impressão sobre o Cinema Brasileiro (que pra mim é o mlehor do mundo).

Acho que o problema do Cinema Brasileiro é o proprio público.
Nós temos a cultura de cultuar tudo que é de fora, e menosprezar oque é nosso.

O Cinema Brasileiro é a nossa cara. é de gente feia mesmo. Glauber rocha falava:

"Vamos descobrir a feijoada, o carnaval, as coisas Nacionais...
Nos somos, mulatos, indios, nos somos um povo de Nordestinos,
a nossa cultura é a macumba, não é a opera..."


É mais ou menos isso, sou fão de cineastras bons, gosto de muita coisa gringa (Haneke, Herzog, Cronemberg, Scorsese são meus favoritos), mas nada representa mais o esculacho e o deboche brasileiro como filmes como "Bye Bye Brasil", "Bandido da Luz Vermelha" e "Iracema uma Transa Amonica"

Espero trocar outras ideias com a galera na masmorra...

cheers
Na Moral
Na Moral

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões Empty Re: Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro - Opiniões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos